Como Harmonizar Vinho e Comida no Dia dos Namorados: Dicas para um Jantar Romântico Inesquecível
Postado 27 de maio de 2025 em Cervejas por Jolimont

Confira sugestões infalíveis para um jantar completo – e saboroso- com o seu amor!
O Dia dos Namorados é a ocasião perfeita para celebrar o amor com um jantar especial. Para tornar esse momento ainda mais incrível, a escolha adequada do vinho que acompanha cada prato é essencial.
Neste guia, você encontrará dicas práticas para harmonizar vinho e comida, criando uma experiência gastronômica completa.
Como Harmonizar Vinho e Comida no Dia dos Namorados
O amor está no ar. É tempo de flores, chocolates, corações de pelúcia e jantares à luz de velas, tudo como manda o figurino! Nessa época, vale até ser “cafona” para expressar os sentimentos, só não vale vacilar na hora do jantar.
Se você pretende celebrar com um belo jantar à dois, mas tem algumas dúvidas na hora de escolher o vinho ideal para servir com a comida, pode respirar aliviado(a). Vamos compartilhar sugestões de harmonizações infalíveis com opções de entrada, prato principal e sobremesa!
Princípios Básicos da Harmonização de Vinho e Comida
Antes de tudo, vamos entender de fato o que é harmonização. Em poucas palavras, harmonização é o casamento perfeito entre taça e prato, ou seja: o equilíbrio entre os sabores da comida e do vinho, para que um não sobressaia ao outro, se complementem e até mesmo melhorem o sabor um do outro.
Se você quer saber como harmonizar vinho e comida no Dia dos Namorados, pega o caderninho ou prepara o print para o conteúdo a seguir!
Existem três principais tipos de harmonizações:
Harmonização Regional
A Harmonização Regional é carregada de história. Aqui leva-se em conta a origem do vinho e a origem da comida. Ambas devem pertencer ao mesmo local. Por exemplo, na Bairrada, em Portugal, o prato Leitão da Bairrada geralmente é servido com um espumante da uva Baga produzido ali.
Harmonização por Similaridade
Harmonização por Similaridade é aquela as quais as características semelhantes do prato e do vinho são levadas em consideração. Seja doçura, corpo, aromas ou acidez.
A exemplo da França, uma das combinações mais clássicas diz respeito ao vinho branco Chablis harmonizado com ostras. Ambos possuem uma alta mineralidade e conseguem ser ainda mais saborosos juntos.
Harmonização por Contraste
A harmonização por contraste é a mais complexa. Aqui as diferenças entre o vinho e a comida devem se integrar. Um exemplo bem prático é a harmonização da feijoada com o espumante. A feijoada é um prato pesado e gorduroso, por isso, vai bem com a alta acidez de um espumante bem seco, como um brut ou extra brut.
Como harmonizar vinho e comida para o Dia dos Namorados- Sugestões para um Jantar Romântico completo
Um jantar especial precisa ter entrada, prato principal e sobremesa, concorda? Para cada uma dessas etapas há um vinho perfeito!
Entradas: Vinhos para Queijos, Saladas e Petiscos
Geralmente as entradas são mais leves para sobrar apetite. Nesse sentido, opte por queijos suaves como Brie e Camembert, bruschettas de tomate com manjericão ou torradinhas com pasta de atum. Essas entradinhas vão bem com Sauvignon Blanc por conta de seu frescor, acidez elevada e toque herbáceo. Outra opção seria um Rosé de Pinot Noir, além da cor linda, seu sabor frutado deixa tudo mais delicioso.
Pratos Principais: Vinhos para Carnes, Massas e Risotos
Se a ideia é surpreender, o prato principal precisa estar à altura da ocasião: Carnes nobres grelhadas, massas artesanais com molhos fantásticos e risotos cremosos costumam fazer muito sucesso. Vamos às sugestões?
Filé Mignon com purê de mandioquinha e Cabernet Sauvignon
Um clássico que abraça o paladar. A maciez da carne e a textura do purê são, por si só, pares perfeitos. Mas imagine servir com uma taça de Cabernet Sauvignon ao lado?
Massa com iscas de carne e Marselan
Lembra do desenho A Dama e o Vagabundo? Impossível não associar um belo prato de espaguete com aquela cena romântica que marcou gerações. Se sua escolha for por massas com molhos vermelhos e iscas de carne, por exemplo, vá sem medo com um Marselan da Campanha Gaúcha. Os taninos adoram a suculência da carne enquanto a acidez equilibrada vai de encontro com o molho.
Risoto de camarão e Chardonnay Barricado
Se seu par adora frutos do mar, nem pense duas vezes: o risoto de camarão vai brilhar ao lado do Chardonnay com passagem por barrica de carvalho. A madeira aporta aromas e sabores ao vinho, tornando-o mais encorpado e até mesmo cremoso, características que irão ressaltar ainda mais o risoto. Cada garfada pedirá mais um gole, pode apostar!
Risoto de cogumelos e Pinot Noir
Como harmonizar vinho e comida no Dia dos Namorados se um dos dois é vegetariano? Simples! Não precisa ter carne ou frutos do mar para harmonizar! Faça um risoto de cogumelos no capricho e veja os sabores se acentuarem a cada gole de um bom Pinot Noir.
A Uva Pinot Noir tem naturalmente uma nota terrosa que lembra o sabor do cogumelo, deixando o prato em sintonia com o vinho. Não tem erro!
Sobremesas: Vinhos para Chocolates, Cremes e Cheesecakes
Chegou a hora da cereja do bolo! A sobremesa é um dos momentos mais aguardados, não é mesmo? E se você pensa que não tem como harmonizar vinho com doce, pode tirando a taça do armário!
A regra é clara: doces devem ser harmonizados com vinhos doces. Do contrário, a chance de a sobremesa ficar amarga é gigante!
Chocolate ao Leite ou Chocolate Branco
Se você já cozinhou demais e resolveu que a sobremesa vai ser chocolate, tudo bem! Compre um de boa qualidade, ao leite ou branco, e sirva com um Espumante Moscatel geladinho. Voilà! A cremosidade do chocolate e o frescor da bebida serão um convite ao prazer, fechando o jantar de Dia dos Namorados com taça de ouro.
Pudim e Sobremesas à Base de Cremes Doces
Arriscou aquela receita de família e fez um pudim? Abra um Moscato Suave e veja a mágica acontecer! Qualquer sobremesa cremosa ficará divina ao lado desse vinho branco. Pavê, torta de chocolate branco, beijinho de leite condensado…Seu amor vai amar!
Cheesecake de Frutas Vermelhas
Quem quer impressionar e servir uma sobremesa mais elegante, geralmente aposta as fichas no cheesecake de frutas vermelhas. Já imaginou servir essa belezura ao lado de um vinho francês doce?
O Sauternes é um vinho de sobremesa feito com uvas botritizadas (afetadas pela “podridão nobre”), o que lhe confere doçura intensa, acidez equilibrada e notas de damasco, mel, frutas secas e florais.
É muito chique e incontestavelmente delicioso. Dá até para aproveitar o momento especial e pedir em casamento!
Dicas para Criar a Atmosfera Perfeita no Dia dos Namorados
Há quem diga que comemos primeiro com os olhos. Não dá para negar que a apresentação da mesa com pratos e taças bonitos faz a diferença, né? Mais do que como harmonizar vinho e comida no Dia dos Namorados, queremos que sua experiência seja completíssima e inesquecível. Confira nossas dicas para criar uma atmosfera romântica, digna de muitos brindes.
Montando a Mesa: Decoração e Utensílios
Pense bem: O Dia dos Namorados ocorre somente uma vez ao ano e, na correria do dia a dia, muitas vezes não dispomos de tempo ou energia para celebrar o amor em grande estilo. Por isso essa data é tão importante e merece ser comemorada!
Escolha pratos brancos. Eles são neutros e deixarão a comida brilhar, sem interferência de cor. Talheres prateados são uma opção simples e, ao mesmo, requintada. Quanto as taças, é essencial ter a clássica bordeaux que pode servir para vinho tinto ou branco e taças flute ou estilo tulipa para espumante.
Tem alguma garrafa de vinho vazia? Que tal fazer um castiçal? Basta colocar uma vela sobre a abertura da garrafa. Fica um objeto decorativo super charmoso, romântico e econômico!
A música não pode faltar: escolha uma playlist suave como trilha sonora. Inclua aquele hit que tem tudo a ver com vocês.
Temperatura Ideal dos Vinhos para o Dia dos Namorados
Imagine, só: você preparou as receitas, comprou os vinhos, aprendeu como harmonizar vinho e comida no Dia dos Namorados e na hora H (a hora de servir a taça!) a bebida está na temperatura errada, prejudicando a experiência. Não dá, né?
Confira uma colinha bem prática com recomendação de serviço para vinhos brancos, rosés, tintos e espumantes.
Espumantes: em torno de 7°C
Vinhos brancos e rosés: em torno de 12° C
Vinhos tintos menos encorpados: em torno de 16°C
Vinhos tintos mais encorpados: em torno de 18º C
Como você viu, não tem nada de vinho “na temperatura ambiente”, a menos que você esteja em uma cidade muita fria, no auge do inverno, seu vinho precisa estar fresco ou, dependendo do estilo, geladinho para que a degustação seja excelete.
Agora você já sabe como harmonizar vinho e comida no Dia dos Namorados! Aproveite para celebrar o amor com muitos brindes.
Tim-tim e até a próxima taça!
