Frete grátis nas compras acima de R$ 249,00

Primeira compra? Cupom: BEMVINDO10

Blog

Transforme seu paladar com 5 dicas de harmonização de vinho tinto!

No mundo do vinho, a famosa harmonização consiste em combinar a comida com a bebida, de forma a ressaltar os sabores e propiciar uma experiência enogastronômica deliciosa. E quando se trata de unir essa bebida na versão feita com uvas tintas às refeições, você pode ter certeza que o momento tem o potencial de se tornar ainda mais único.

Para mostrar que harmonizar vinhos tintos é mais fácil do que parece, listamos 5 dicas bem legais que podem te nortear na hora de escolher o que combina com ele de forma certeira. Você vai ver que pode criar combinações incríveis com receitas simples!

Como harmonizar vinho tinto nas refeições?

O primeiro passo é entender que a harmonia dos sabores dependerá das características do prato e do vinho.

Por exemplo: um vinho tinto encorpado e tânico, pede por um prato igualmente robusto, como um churrasco. Por isso, o Tannat é tão requisitado com carnes vermelhas assadas.

Da mesma forma, um prato mais leve, como um risoto de cogumelos, vai bem com um vinho menos tânico e opulento, como o Pinot Noir. Desta forma, há um equilíbrio e nenhum sabor se sobressai ao outro.

No entanto, é importante ressaltar que, no mundo do vinho tinto, sempre há exceções! Vamos descobrir mais sobre o assunto nos tópicos abaixo.

1. Entenda as características dos vinhos tintos

Os vinhos tintos são produzidos em contato com a casca da uva, onde está grande parte dos taninos. Por esta razão, geralmente são vinhos mais tânicos e encorpados do que os vinhos brancos ou rosés.

Além disso, cada uva tinta tem uma intensidade diferente, com níveis de acidez, estrutura e retrogosto distintos. Como já vimos, a Tannat sempre (ou quase sempre) será mais robusta do que a Pinot Noir, por exemplo.

Preparamos um infográfico com as principais uvas tintas para você comparar as que resultam em vinhos leves, médios ou encorpados, facilitando sua decisão sobre qual saborear. Veja só:

2. Defina o vinho tinto que deseja harmonizar

Agora que você já sabe a escala de intensidade das uvas tintas, vai ficar mais fácil definir o vinho tinto que mais agrada ao seu paladar. A partir da escolha do rótulo, comece a pensar em pratos menos ou mais intensos para harmonizar.

Lembre-se que quanto mais encorpado o vinho, mais “encorpado” deverá ser o prato, ok?

3. Selecione a refeição para harmonizar com o vinho

É possível harmonizar todo tipo de comida com vinho tinto. Receitas clássicas, vegetarianas, à base de carnes ou queijos: da entrada até a sobremesa, você pode combinar tudo com a bebida, surpreendendo seu paladar e de seus convidados.

Vamos explorar algumas possibilidades?

Harmonizando vinho tinto com proteínas

Churrasco, carnes vermelhas assadas ou grelhadas, passando pelo estrogonofe e a carne de panela — harmonizar vinho tinto com proteína não tem muito mistério.

Se a carne for mais gordurosa, opte por um vinho robusto, como Tannat, Malbec ou Cabernet Sauvignon. Estes vinhos são mais intensos e ajudarão a equilibrar a untuosidade da carne na boca, “limpando” o seu paladar a cada novo gole.

Por outro lado, carnes mais magras, como um patinho bovino ou a carne de panela com legumes, fazem um belo par com tintos médios a leves, como Merlot e Carménère.

Harmonizando vinho tinto com massas

Mão na massa e na taça! Quem resiste a essa combinação pra lá de tradicional e saborosa?

As massas clássicas de molhos vermelhos, como a bolonhesa, fazem a festa com vinhos tintos de corpo médio, como os elaborados com a Marselan. Esta uva é um cruzamento da “rainha das uvas tintas” Cabernet Sauvignon com a Grenache, e, por isso, reflete em bebidas complexas, frutadas e gastronômicas.

Se você optar por massas com trufas (famosos fungos que nascem nas raízes de algumas árvores), como o Tagliatelle ao Molho de Trufas Negras, a sugestão é um vinho elaborado com a inusitada Uva Arinarnoa — que apresenta estrutura, acidez e persistência, enfatizando assim os sabores sofisticados das trufas.

Caso sua receita seja à base de cogumelos, aposte na Pinot Noir. Ela tem toques terrosos que se mesclam com os sabores característicos deste alimento, proporcionando uma harmonização cinco estrelas.

Harmonizando vinho tinto com sobremesas

Para muita gente, a melhor parte da refeição é a sobremesa! Engana-se quem pensa que nesta hora a taça de vinho sai de cena. Pelo contrário: com o vinho tinto certo, seu doce ficará ainda mais irresistível.

Se a sobremesa for à base de chocolate ao leite ou o próprio chocolate, vá de vinho tinto suave, aquele mais docinho que todo mundo ama! O equilíbrio entre dulçor e untuosidade vai fechar com chave de ouro a sua refeição.

4. Aprecie a harmonização do vinho tinto

À primeira vista, pode parecer menos importante, mas a temperatura do vinho tinto vai influenciar a sua harmonização. Esqueça aquela história de servir “na temperatura ambiente”, pois geralmente isso não se aplica em um país tropical como o nosso, com temperaturas médias altas durante a maior parte do ano.

Para que sua degustação e harmonização sejam sublimes, é fundamental servir o vinho tinto conforme a recomendação:

  • tintos leves: 12 a 14 °C;
  • tintos sem madeira e/ou jovens: 14 a 16 °C;
  • tintos médios: 16 °C;
  • tintos encorpados e/ou envelhecidos: 16 a 18 °C.

5. O coringa que vai bem com (quase) tudo

Se você chegou até e aqui e continua com dúvidas sobre o que combina com vinho tinto, guarde essa dica valiosa: o Merlot é um coringa! Médio em corpo, acidez e tanino, geralmente essa uva vai cumprir bem o seu papel, seja com carnes, massas, pizzas, e até mesmo com a sobremesa, se for um chocolate meio amargo.

Como vimos, a harmonização de vinho tinto pode e deve ser simples e saborosa, com pratos do dia a dia e com iguarias mais refinadas, quando a ocasião permitir. O que não pode é deixar de experimentar novos sabores e viver saborosas experiências com receio de não acertar!

Por mais que existam algumas regras fundamentais, você pode explorar e fazer suas próprias descobertas sobre o que combina com vinho tinto. Para desvendar de vez todos os mistérios e colocar em prática harmonizações infalíveis, continue acompanhando o blog da Jolimont, onde trazemos sempre as melhore dicas para você apreciar sua bebida.

Tim-tim e até a próxima taça!